Recebimento, distribuição e expedição de Corespondências.
A organização da correspondência é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa, independente de seu porte e ramo de atuação. Sugestões de como organizar o recebimento, distribuição e expedição das correspondências. As correspondências são classificadas em Recebidas e Enviadas ou como Geral ou Confidencial.
Correspondência Recebida
a) Classificação: separar as correspondências por assunto;
b) Leitura: ler toda a correspondência;
c) Encaminhamento: tomar as providências devidas;
d) Arquivar.
Para registrar as correspóndências recebidas, você pode utilizar protocolo seguindo o modelo:
- Data
- Data Recebida
- Tipo correspondência
- Emitente
- Destinatario
- Providencia
As correspondências recebidas serão arquivadas conforme as técnicas do sistema de arquivo da empresa.
Correspondências Enviadas
As correspondências enviadas também devem ser registradas.
1-Enviada por correio(modelo de caderno protocolo)
- Data de envio
- Tipo Correspondência
- Destinatário
- Observações
2- Entregues em Mãos (modelo caderno protocolo)
- Data de Envio
- Destinatário
- Tipo correspondência
- Recebedor
Modelo de Protocolo de Correspondências
Correspondência Confidencial ou particular
Este tipo de correspondência deve ser entregue a pessoa endereçada, numa pasta especial para assuntos confidenciais ou particulares. Não permitam que outras pessoas tenham acesso a essas correspondências.
Envelopes de segurança
Coextrusado em branco e preto, aba com adesivo permanente inviolável tipo sedex.
Usos:
Correspondência confidencial, concorrências, concursos e provas.
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