quinta-feira, 22 de março de 2012

Recebimento, distribuição e expedição de Corespondências.

A organização da correspondência é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa, independente de seu porte e ramo de atuação. Sugestões de como organizar o recebimento, distribuição e expedição das correspondências. As correspondências são classificadas em Recebidas e Enviadas ou como Geral ou Confidencial.
Correspondência Recebida
a) Classificação: separar as correspondências por assunto;
b) Leitura: ler toda a correspondência;
c) Encaminhamento: tomar as providências devidas;
d) Arquivar.
Para registrar as correspóndências recebidas, você pode utilizar protocolo seguindo o modelo:
  • Data
  • Data Recebida
  • Tipo correspondência
  • Emitente
  • Destinatario
  • Providencia
As correspondências recebidas serão arquivadas conforme as técnicas do sistema de arquivo da empresa.
Correspondências Enviadas
As correspondências enviadas também devem ser registradas.
1-Enviada por correio(modelo de caderno protocolo)
  • Data de envio
  • Tipo Correspondência
  • Destinatário
  • Observações
2- Entregues em Mãos (modelo caderno protocolo)
  • Data de Envio
  • Destinatário
  • Tipo correspondência
  • Recebedor
     
Modelo de Protocolo de Correspondências

Correspondência Confidencial ou particular
Este tipo de correspondência deve ser entregue a pessoa endereçada, numa pasta especial para assuntos confidenciais ou particulares. Não permitam que outras pessoas tenham acesso a essas correspondências.




Envelopes de segurança
        Coextrusado em branco e preto, aba com adesivo permanente inviolável tipo sedex.

Usos:

Correspondência confidencial, concorrências, concursos e provas.



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