quinta-feira, 26 de abril de 2012

Organização de Eventos

Conceito:
Um evento é um acontecimento que reúne pessoas com os mesmos objetivos; Também pode ser conceituado como uma reunião na qual as pessoas vão discutir determinados assuntos;
As reuniões podem ser de 2 tipos:
* Dialogal : Informativas, Questionadora, Dialética, Expositivo, Competitivos,Deliberativa, Instrutiva.
* Coloquial: Recreativa, Social.

Os eventos também podem ser classificados quanto à categoria à qual pertencem e quanto à área de interesse.
Classificação quanto à categoria

Evento Institucional:Objetiva firmar,criar ou reforçar o conceito e a imagem de uma organização.

Evento Promocional: Objetiva promover um produto ou serviço, visando fins mercadológicos:

Obs: público de evento institucional costuma ser maior do que do evento promocional.

Classificação por área
-Artistico
-Científico
-Cultural
-Educativo
-Informativo-
-Folclorico
-Cívico
-Político
-Governamental
-Lazer
-Social
-Desportivo
-Religioso
-Turistico
Obs: alguns eventos podem ser classificados em várias categorias. Exemplo: Congressos geralmente reúnem em sua programação, eventos paralelos de lazer ou de cunho artistico e cultural.

Tipos de Eventos empresarias mais frequêntes
Debate,
Mesa- redonda,
 Fórum ou Foro,
 Simpósio,
Seminario
Painel
Cursos
Dia- de- campo
Entrevista
Exposição
Mostra
Lançamentos
Palestra
cursos
Workshop
Congresso
Feira
Rodada de negócios
Colóquio
Videoconferência
Reuniões de trabalho
Posses
Inauguração

Dependendo do público envolvid, dos expositores e da finalidade do event, escolhe-se entre um tipo ou outro e faz a organização de acordo com a sua tipologia.
A metodologia dos 5Ss
O 5Ssé o bom sensoque pode ser ensinado, aperfeiçoado,praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura. Os propósitos da metodologia 5Ss são de melhorar a eficiência atavés da destinação adequada de materiais (separar o necessári do desnecessário),organização, limpeza, e identificaçãode materiais e espaço e a manutenção e melhoria do próprio 5Ss.
Os principais beneficios da metodologia são:
1ºMaior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos, só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;
2º Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. O acúmulo excessivo de meteriais tendem à degeneração;
3ºMelhoria da qualidade de produtos e serviços;
4ºMenos acidentes de trabalho;
5ºMaior satisfação das pessoas com o tabalho.

Os 5Ss são:

1° S - Organização - Cada pessoa deve saber classificar o material necessário e desnecessário de seu ambiente de trabalho. Os objetivos principais desta atividade são: Redução do espaço necessário, facilitar a organização, evitar compras em duplicidade, reduzir custos de armazenamento e transportes.
2º S - Ordenação - Esta etapa se desenvolve por meio da definição de quantidade necessária, local de armazenamento, controle visual. Cada coisa no seu lugar, na quantidade certa e de fácil acesso.
3° S - Limpeza - A importância de um ambiente limpo, seguro e participativo. Foco na eliminação das fontes de sujeira ou qualquer outra inconveniência que possa dificultar a realização das atividades.
4º S - Padronização/Higiene - Padronizar a maneira de agir das pessoas, transformar os padrões individuais de segurança, asseio, imagem em padrões coletivos.
5° S - Disciplina - É o cumprimento às normas estabelecidas, a busca constante da melhoria, a educação do ser humano. Entre os passos anteriormente apresentados, a disciplina é a chave para o sucesso do 5S.
Essa metodologia de trabalho pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, independente de seu porte, segmento, produtos, tempo de existência, pois o conceito do 5S, além de ser muito simples, muda a percepção das pessoas em relação ao significado do trabalho e qualidade de vida.